A Terapia Cognitiva Comportamental, também conhecida como TCC, surgiu em 1960 e foi desenvolvida pelo Dr. Aaron Beck. Amplamente testada em inúmeros estudos científicos, é uma das principais abordagens psicoterápicas utilizadas no mundo todo, tendo a sua eficácia comprovada no tratamento de problemas emocionais diversos (transtornos psicológicos), comportamentos disfuncionais, dificuldades de relacionamento, além de ser utilizada no processo de aprendizagem de novas habilidades. É uma abordagem terapêutica estruturada diretiva, com metas claras e definidas pelo psicólogo e paciente.
O trabalho desenvolvido na TCC é focado nos processos cognitivos. O que causa sofrimento e desconforto não são os acontecimentos em si, mas sim a forma como cada indivíduo tem de perceber e de interpretar as situações, a visão que ele tem de si mesmo, do mundo e do futuro. No decorrer do processo de terapia, o terapeuta busca, através de técnicas direcionadas, auxiliar o paciente a fazer uma avaliação mais objetiva e realista das situações, treinar e desenvolver novas habilidades e adotar novos comportamentos, a fim de promover a reestruturação cognitiva.
É uma terapia breve, focada na resolução de problemas, reconhecida e recomendada pelos médicos e de fácil entendimento pelo paciente, o que facilita na adesão ao tratamento.